quarta-feira, 9 de março de 2011

Comemorações do Bicentenário da Imprensa.

Em 13 de maio de 2008 a Imprensa Nacional completou 200 anos, e foi presenteada com várias comemorações, que marcaram o Bicentenário da Imprensa no Brasil. As postagens seguintes mostrarei para vocês como foram essas homenagens, das quais, pessoalmente, fiz parte de quase todas. Embarque comigo nessa emocionante história.

*********************************************************************************

Exposição Imprensa vai ao Parque

História da Imprensa Nacional seduz público do Parque

Às vésperas de completar 200 anos, a Imprensa Nacional atraiu a atenção dos freqüentadores do Parque da Cidade. O evento, que contou com a participação de servidores da Imprensa, colaboradores, familiares e o público em geral, teve lugar dia 11 de maio de 2008. Por meio de uma exposição, “A Imprensa vai ao Parque”, os visitantes puderam conhecer um pouco mais da história da Imprensa Nacional e dos serviços que ela presta à sociedade. O fato despertou interesse e curiosidade nos transeuntes.



A festa contou com a apresentação da Banda da Base Aérea de Brasília que executou o hino nacional e música popular brasileira. As crianças se esbaldaram nas brincadeiras, algodão doce, pipoca. Toda estrutura especialmente montada para os visitantes.

*********************************************************************************



Busto Dom João IV

Brasília ganha Praça Impressão Régia


A Praça Impressão Régia foi inaugurada no dia 13 de maio de 2008 em grande estilo. A praça fica ao lado da Rotativa Marinoni. No mesmo dia da inauguração, um busto de Dom João VI, fundador da Imprensa Nacional, doado pelo Instituto Camões/Embaixada de Portugal, também foi inaugurado. A peça de pátina é toda recoberta de bronze e hoje compõe a Praça Impressão Régia.


Rotativa Marinoni



*********************************************************************************


Carta do Papa Bento XVI à Imprensa Nacional

Bento XVI abençoa a Imprensa Nacional

No dia 13 de maio de 2008 a Imprensa Nacional completou 200 anos. E, como parte das comemorações deste dia de tão grande importância para a sociedade brasileira, foi preparada a celebração do “Te Deum” na Catedral Metropolitana , em Brasília. Tal como há 200 anos quando o príncipe regente, Dom João VI, ao chegar ao Brasil, mandou que celebrassem um “Te Deum” na igreja da Sé, em Salvador, no dia 23 de janeiro de 1808. Em uma noite estrelada a bênção veio de longe. O Papa Bento XVI, por meio da Secretaria de Estado do Vaticano, expediu uma mensagem, no dia 8 de maio de 2008, sob o número 99.678, assinada por Fernando Filoni, substituto da secretaria.

**********************************************************************************




Livros do período joanino ilustram o 13 de maio

Na semana comemorativa do bicentenário da Imprensa Nacional, renomados autores lançaram suas obras literárias no auditório da D João VI, no dia 12 de março de 2008. A solenidade de abertura oficial da semana comemorativa dos duzentos anos da Imprensa Nacional contou com o pronunciamento do Diretor-Geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino.
Os escritores que participaram desta data festiva tiveram a oportunidade de lançar suas obras, Vamireh Chacon, autor do prefácio da obra “Conde de Linhares”, Francisca Azevedo, “Carlota Joaquina, cartas inéditas”, no qual delineou um perfil de Carlota Joaquina, mulher de D João VI, Renata Santos, autora do Livro “A Imagem Gravada”. O autor e também servidor da Imprensa Nacional, Jalmir de Freitas, apresentou o seu livro “Imprensa Nacional, da Linotipia a Era Digital”, no qual o autor conta a história da casa.




*********************************************************************************


Prelo Conde da Barca



Museu recebe réplica do prelo Machado de Assis


No dia 19 de maio de 2008, uma réplica do prelo que veio de Portugal trazida por Dom João nos porões da nau Medusa, em 1808, foi inaugurado. O prelo era um desejo antigo dos servidores da Imprensa Nacional, sua ausência era cobrada por quem visitava o museu.
Ajuda para concretização deste pedido veio de todos os lados. O Museu da Imprensa, em Portugal, enviou gentilmente um croqui e, posteriormente, as medidas do prelo. Carlos Roberto Pacheco de Brito, pai de Vanessa Ottoni de Brito, membro da Comissão do Bicentenário, fez os primeiros cálculos das medidas do prelo. A construção foi coordenada pela Gerência de Serviços Gerais da Imprensa Nacional. Todas as etapas da construção do prelo foram divididas por partes. Técnicos ajudaram na concretização deste projeto e foram eles: Francisco Alberto de A Cavalcante, Carlos Wilson dos Santos, Edmar Dias Rodrigues, Júlio Rodrigues de Souza, José Mariano Alves Filho, Moisés Pereira de Medeiros e Walter Gomes Alves da Silva que, entusiasmados, construíram a réplica do prelo. Hoje, a réplica do Prelo Machado de Assis, batizada pela Imprensa Nacional de Prelo Conde da Barca, é mais uma peça riquíssima que faz parte do Museu da Imprensa.


2 comentários:

  1. Legal paca a gente curtir suas informações, as quais nem sempre nos lembrávamos delas.
    Continue, viu?

    ResponderExcluir
  2. Parou por que?Por que parou. Agora que eu estava pegando o gostinho e tinha guardado o endereço!

    ResponderExcluir