quinta-feira, 10 de março de 2011

Imprensa Nacional e Dragões da Independência: 200 anos de Brasil

Um dos momentos marcantes do dia 13 de maio foi a execução do Hino Nacional nos jardins da Imprensa Nacional.
A banda dos Dragões da Independência, que também completou 200 anos no mesmo dia que a Imprensa Nacional, executou os Hinos Nacionais do Brasil e de Portugal durante o hasteamento das bandeiras dos dois países. O hino da Imprensa Nacional também ecoou pelos jardins da casa. A emoção tomou conta de todos os presentes.



**********************************************************************************

Gincana comemora 200 anos da Imprensa Nacional

No intuito de propagar a integração, companheirismo e espírito esportivo na Imprensa Nacional, a Associação dos Servidores da Imprensa Nacional- Asdin- promoveu a Gincana Esportiva 200 anos. Os participantes competiram em várias modalidades, tais como, futebol, queimada, vôlei, corrida de revezamento, além de jogos de mesa (dama, dominó, truco, totó, sinuca, entre outros).


Da dir. p/ esq. : Jane, Daniela, Edvaldo, Francineide, Vanessa e Luciene

A gincana comemorativa 200 anos reuniu associados, familiares e terceirizados de 29 de março a 9 de abril. As equipes ostentaram nomes de instituições, personagens históricos, datas e máquinas de impressão que marcaram indelevelmente a história dos 200 anos da Imprensa Nacional, completados em 2008.





***********************************************************************************


Imprensa Nacional marca presença na festa da independência

Mais uma vez, a Imprensa Nacional teve a oportunidade de constatar sua importância. Desta vez, o convite comemorativo veio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, para participar do desfile de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios como representante do funcionalismo público federal, reconhecido como um dos valores do Brasil.


Para a Imprensa Nacional, foi uma honra representar o servidor público como um dos “Valores do Brasil”. No desfile, foi representado Machado de Assis, patrono da Imprensa Nacional, e Joana França Stockmeyer, patrona da servidora pública brasileira, ambos servidores da Imprensa no passado. A Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, também foi lembrado por seu aniversário de 200 anos.
A imprensa foi muito aplaudida ao longo do percurso, inclusive no momento da passagem pela tribuna das autoridades, onde estavam o Presidente Lula e dona Marisa Letícia, o vice-presidente José Alencar, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, demais ministros, o governador do DF e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convidada oficial da Presidência da República, entre outras autoridades.











*********************************************************************************



Concerto celebra 200 anos da Imprensa

Na quarta-feira, 16 de setembro, Arthur Moreira Lima, pianista renomado, apresentou nos jardins da Imprensa Nacional um concerto ao ar livre. Clássicos de Mozart, Beethoven, Chopin e Villa-Lobos, além de Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla ecoaram pelos ares naquele fim de tarde. O pianista encantou a todos que ali estavam. Nem mesmo a chuva fina, que caiu ao entardecer, impediu que os fãs prestigiassem o ilustre Arthur Moreira Lima.
Moreira Lima já se apresentou com a filarmônica de Leningrado, Moscou, Varsóvia e as sinfônicas de Viena, Berlin e Praga.
O concerto juntou-se às inúmeras comemorações do bicentenário da Imprensa Brasileira. A apresentação homenageou, também, a memória de Machado de Assis.


**********************************************************************************





Nos jardins da Imprensa Nacional, palmeiras imperiais


No dia, 29 de setembro, o jardim da Imprensa Nacional recebeu mudas de palmeiras imperiais (Roystonea Oleracea, espécie nativa das Antilhas e no norte da Venezuela) doadas pelo, também, bicentenário Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Da época de D. João VI, o Jardim Botânico é o único sobrevivente de vários jardins surgidos no Brasil em 1808.
A plantação das mudas fez parte das comemorações ao centenário da morte de Machado de Assis.


Alunos da Creche ajudam a plantar palmeiras

A consciência de preservação do meio ambiente não é só para os adultos. As crianças da Creche Leôncio Correia também participaram efetivamente do plantio das palmeiras imperiais. Foi uma alegria só. Todas elas se propuseram a colocar a mão na terra e plantaram a quarta muda de palmeira das quatorze previstas. O servidor Jalmir Freitas, ao ver as crianças plantando, fez um prognóstico: “Essa vai ser a mais alta”. Marcelo Antônio, um dos alunos da creche, disse que foi divertido colocar a plantinha na terra: “Tia, eu coloquei a plantinha, depois coloquei a areia e foi muito legal”. E assim o espírito de cidadania e consciência ecológica foram mais uma vez plantados nos jardins da Imprensa Nacional.

Um comentário:

  1. Estas festividades ainda foram pouco pelo que significam os 200 anos da Imprensa Nacional e dos Dragões. Mas gostei de ver as fotos, incluindo a que você está, a gincana.
    (O comentário anterior foi feito por minha mana Marylu, porque eu não estava aqui).

    ResponderExcluir