terça-feira, 29 de março de 2011

Ian um verdadeiro anjo...

Continuando com a história do Ian, hoje vou apresentar a vocês o Ian de 5 anos. Ele mora nos EUA e há um pouco mais de 3 anos foi diagnosticado Autismo de grau leve a médio. Vimos no post anterior que o autismo tem graus de veracidade, leve, moderado e severo. Ian uma criança desejada e muito amada.


                                 Juliana e Ian

Juliana e Vladmir, pais de Ian, lutam pela socialização e conscientização do autismo. Ian dia-a-dia vai progredindo, como costumamos dizer: Um dia de cada vez!
Aqui, os pais, tios, parentes, amigos de um autista poderão constatar que autismo não é deficiência, eles tem apenas algumas dificuldades, limitações diferenciadas das nossas, ditos "normais", e devemos respeitá-los por suas diferenças criando uma sociedade mais informada.
Não é um caminho fácil. A cada fase de desenvolvimento começa-se um novo desafio.

                         Ian, modelando pra mamãe

* Como é o IAN com relação a outras pessoas. Pessoas estranhas, diferente do convivio diário? Como ele se comporta. De uma vez que tem pessoas que dizem que eles não interagem com pessoas estranhas, não olha nos olhos, não gosta de contato físico.
Para o diagnóstico do autismo, existem características. E se a criança tem uma certa quantidade delas, ela é considerada autista. Então os autistas não tem as mesmas características. IAN antes não tinha nada de contato com os olhos. ZERO!!!... mas hoje ele já tem mais. As terapias e o diagnóstico antes dos 3 anos, ajudaram demais. Ele não forma frases ainda. O máximo de palavras que ele usa em uma frase são 2. Com pessoas estranhas, hoje ele já nota. Antes era como se não tivesse ninguém... ele não notava presenças... mas repetindo... com o diagnóstico antes dos 3 anos, já começaram então as terapias... e isso foi muito bom. Hj ele já nota. Já fala "hi" ( OI) quando a gente pede a ele pra dizer... nunca espontaneamente. Por isso acho importante informar as mamães, porque se o autismo for notado cedo, a criança tem muito mais chances de sucesso no futuro.


* E a questão da obediência, alimentação, fala. Como é o IAN em relação a isso. Tem crianças que não obedecem, não atendem ao chamar pelo nome.

IAN antes dos 5 anos, não tivemos problemas com relação a obediência... nós sempre evitamos ter que chamar atenção, então evitamos facilitar as "artes" dele. Sempre ficamos de olhos encima do anjo! rs Agora aos 5 anos, já temos um pouco mais de problemas com isso. E às vezes é complicado pra eu, castigar. Nunca sei até que ponto ele tem culpa e entende... mas tento ser forte e agir como se ele estivesse entendendo. Ele fica de castigo se faz algo errado.
Ele nem sempre responde pelo nome... aprendemos com a fono, uma novidade... Eu um dia a vi querendo chamar a atenção dele pra ela. Dai ela disse a ele: _ IAN toque seu nariz! Dai ele colocou o dedinho no nariz e olhou pra ela. Começamos a usar isso em casa, e acreditem... FUNCIONA!... Ele sempre olha. Ele para o que esta fazendo e olha.
Sobre alimentação, o IAN é o sonho de muitas mães. Ele come bastante... e com qualidade. Adora um macarrão com molho vermelho e ama a carne assada que o papai faz. Adora morango, kiwi, uva, blackberry. Ele adora sucos. Existe uma dieta, que ajudou e ajuda bastante crianças autistas. É tirar a caseina e o Gluten da alimentação deles. Eu tentei essa dieta com o IAN por meses. Não notamos nenhuma diferença. Nem a professora, nem a médica e nem nós... decidimos parar. Em outras crianças essa dieta foi milagrosa...  Como eu disse antes, eles não são iguais. Mas, de qualquer forma, evito ao máximo alimentos que contém caseina e gluten. Acredito nessa dieta, mas infelizmente não funcionou pra mim. Acho que as mamães de autistas devem sim tentar.
OBS: O glúten encontra-se em todos os derivados de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. E a caseína encontra- se no leite animal (leite de vaca é o mais comum) e todos os seus derivados.

* O Ian tem algum tic, alguma mania tipo, ficar olhando fixo para algum lugar, fazer algo repetidamente, movimento com os pés, mãos...

O IAN quando era menor, colocava os brinquedos em fila. Hoje quase não mais. Ele às vezes se perde sim... fica olhando fixamente pra um ponto. Isso é comum. Nos evitamos falar com ele nesse momento, porque sabemos que ele não está ali, não vai adiantar. Esperamos ele "voltar" e ai então, falamos com ele.
Ele até hoje faz movimentos com as mãos. Mas é como se as mãos fossem "boquinhas", dai uma mão, fica conversando com a outra... Queria eu poder saber o tema dessas conversas!
Alguns autistas, tem bastante movimento com as mãos, pés, rodam o tempo todo. Isso porque o corpo deles pede. Eles precisam. O IAN se acalma muito em balanços e também algum brinquedo que ele fique rodando. Temple Grandin, uma americana, designer de instalações de manuseamento de gado, e professora em uma faculdade do Colorado, ela como autista, fala com clareza sobre as necessidades do corpo de um autista, no filme que é da sua vida. Ela ajudou muito a criar as terapias pra ajudar autistas, porque ela falava como se sentia, e do que precisava.  Em 2010, a revista Time nomeou-a uma das 100 pessoas mais influentes dos EUA. Quem tiver oportunidade de ver o filme, veja! Vai poder entender muito o que é o autismo. E também da capacidade que o autismo proporciona. Nós só precisamos traze-los para o nosso mundo e assim ter a nossa volta pessoas geniais. O arquivo para o filme torrent + legenda:

http://hotfile.com/dl/88690772/b8f9a1b/TEMPLE_GRANDIN.rar.html

O IAN tem dificuldade com alguns sons. Um ambiente com muitas pessoas, faz ele ficar assustado. Ele não gosta que as pessoas batam palmas. Alguns sons, causam nos autistas, dor física. Temple Grandin explica isso no filme.

 
IAN brincando

* Como é o Ian no dia a dia com relação a higiene?
IAN adora tomar banho! Ama. Escovar os dentes, ele já não gosta muito, mas faz todos os dias, 2 vezes ao dia. Agora a nossa maior dificuldade, é o banheiro. Ele ainda usa fraldas. Essa luta com o IAN já dura anos. Mas um dia nos conseguiremos e já vejo que vou conseguir em um futuro não muito distante. A poucos meses ele aprendeu a usar o garfo e a colher. Antes ele usava as mãos.

* O que ele mais gosta de fazer diariamente?

IAN adora computador. Entende como poucos... aos 2 anos e meio, ele já entrava no google sozinho, e sozinho descobriu que se ele digitasse o nome do que queria ali, apareceria os websites que ele desejava. Essa foi a grande descoberta do IAN. Ele digitava Dora, e como ele mesmo diz, tadammmmm apareciam vários websites, vídeos, músicas, desenhos pra colorir da dora. Isso nos preocupou e preocupa, porque dessa maneira ele pode entrar no website da Dora e, também, em outros que não deveriam ser vistos por ele. Estamos sempre de olho. Ele tem o computador dele, mas o computador tem filtro, então nem todos os websites ele pode entrar. Vamos ver até quando isso vai segurá-lo.
Ele adora livros. Ama ir a livraria pra brincar com os livros... os três livros que ele mais gosta são "Chicka Chicka A B C", "Click Clack moo Cows that type" e "Giggle, Giggle quack."
IAN AMA AMA AMA AMA AMA desenhar, colorir, escrever. E ele faz isso muito bem.
Pequeno Ianzinho


4 comentários:

  1. Que Ian lindo! kkkkkkkk
    Eu gostaria muito de contactar outras maes. Queria poder dividir e aprender mais... Meu email eh dutra_juliana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ian é muito inteligente e lindo demais, me lembro quando visitavamos a JU e o Ian fica brincando com as coisinhas dele parecendo que não prestava atenção no que os adultos estavam fazendo. Mas um dia para a nossa supresa a Ju perguntou pra o Ian qual era o nome da tia( no caso eu)e ele respondeu:- Dani kkkkk, fiquei muito emocionada....
    Boa noite para todos
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom ler sobre o Ian. Nestes anos que me correspondo com a Juliana nunca soube e nunco notei em nenhuma foto nada de diferente. Eu adorava ver os videos dele falando palavrinhas em inglês. Ele é uma criança cativante. Mesmo não conhecendo pessoalmente eu amo demais este menino. Meg cardoso

    ResponderExcluir
  4. Lu, cê tá de parabéns por haver entrado de corpo e alma nesta campanha super esclarecedora sobre o autismo, dando uma força à Juliana, feliz mãe de um autista. Desde que conheci o Ian - entrando na escola, cantando no carro enquanto lia,desenhando, brincando - jamais o vi como uma criança autista. Dépois do que tenho lido aqui, passei a entender muita coisa. E amar ainda mais este lindo anjinho da Juliana e Vlad.

    ResponderExcluir