quinta-feira, 24 de março de 2011

Acessibilidade

Boa tarde caros blogueiros, estou de volta, e como prometi, com uma matéria quentinha. Fala sobre acessibilidade. Conheci, por acaso, a Renata Fonseca, idealizadora do site OITO PILHA e gostei muito da iniciativa dela, em fundar um site que irá ajudar muitas pessoas. Bom, o site trata de vendas coletivas que disponibiliza vídeos em libras para pessoas com deficiência auditiva, para facilitar a leitura, bem como abrirá espaços para acessibilidade em diversas partes no mercado.
O site é pioneiro no ramo com acessibilidade em libras. Houve um probleminha de configuração e  o site teve que sair fora do ar, mas fica aqui registrado a iniciativa que é bastante válida e peço a divulgação de vocês, quem sabe alguém nesse momento, em algum lugar, não esteja precisando dessa ajuda em libras.

Segue o texto explicativo de como é essa idéia inovadora e como poderá promover a socialização desses deficientes. O texto foi produzido por RENATA FONSECA idealizadora e pioneira do site OITO PILHA.



OITO PILHA, UM REAL...
Foi essa a frase que motivou a criação do site OITO PILHA.  Para quem não conhece, a frase foi muito utilizada há anos por camelôs que vendiam pilhas nas ruas ou em bancas de feiras. O OITO PILHA (www.oitopilha.com.br)possui parceria com empresas de diversos ramos do mercado (alimentação, estética, saúde, automóveis etc), permitindo assim, que as pessoas usufruam de serviços e produtos com descontos.
 “O mais importante desse negócio, é garantir a satisfação tanto do cliente quanto da empresa. Não adianta apenas vender cupons promocionais  ou aumentar o número de clientes para a empresa, é preciso que essa ligação seja vantajosa para todos os envolvidos no processo”, diz Renata Fonseca, uma das proprietárias do site.
Para atender às necessidades das empresas, é preciso que elas façam anúncios com promoções para a utilização dos cupons em dias específicos. Por exemplo: um restaurante possui pouco movimento nas segundas feiras, então, ele anuncia uma promoção na qual as pessoas só podem utilizar o cupom nesses dias. Dessa forma, é possível também que a empresa atenda melhor os clientes, sem fazê-los esperar muitos dias para usufruir o cupom.  “O nosso diferencial é atender às necessidades também das empresas anunciantes, que precisam aumentar as vendas em determinados dias ou departamentos, sem restringi-los a regras impostas pelo site. Queremos que a empresa se sinta à vontade para atingir seu objetivo”, afirma o empresário Fernando Fonseca, proprietário e responsável pelo departamento comercial do site.
Expressões como “to pilhado”, “Energia”, “Pilha” são utilizadas no site para unir o tema do site com as pessoas que o utilizam. De uma maneira, bem simples, o usuário se cadastra e recebe promoções diariamente. Para aproveitar uma promoção, basta um clique em “comprar” e automaticamente a pessoa é transportada para um site seguro de pagamento. Pronto! Agora é só aproveitar o cupom!
ACESSIBILIDADE
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua utilizada entre os Surdos. Possui estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas, entre outros elementos da linguística específica, e deve ser respeitada como qualquer outra língua. E, para quem ainda não sabe, a Lei nº 10.436/2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, reconhecendo-a como meio legal de comunicação e expressão dos Surdos do Brasil.
Para que a inclusão real desse público tenha um início considerável, mesmo que aos pouquinhos, é necessário que os meios de comunicação também facilitem o acesso à informação por parte dessas pessoas em todos os meios sociais. Pensando nisso, o OITO PILHA sai na frente, fazendo, diariamente, vídeos em LIBRAS contendo as promoções escritas no site. Para isso, a equipe conta com uma intérprete da Língua.
“É utópico acreditar que apenas atitudes como essa resolverão as questões da inclusão social. Essa é uma iniciativa que tenta despertar a atenção da sociedade para um público possuidor de uma cultura extremamente rica como é a cultura Surda - mas muito esquecida pela maioria das pessoas que se diz “normal”. Muitos Surdos conseguem ler os anúncios do site, claro. O Surdo conhece a Língua Portuguesa, mas é muito melhor conversar em sua língua materna, concorda? Além disso, a estruturação da LIBRAS e a composição de frases e textos escritos pelo Surdo seguem uma lógica diferenciada. Se essa estrutura não for respeitada, algumas interpretações equivocadas podem surgir. Então, para iniciarmos, há uma intérprete que cuidará exclusivamente dessas interpretações no site.”, diz Luana Leal, pós-graduanda em LIBRAS e sócia do OITO PILHA.

2 comentários:

  1. Gostaria de deixar registrado aqui o meu agradecimento pela força que a Luciene tem nos dado. Sei da importância de atender aos deficientes auditivos, e sei também que este trabalho só terá força com a ajuda dos comunicadores, das pessoas, sites etc etc.
    Muito obrigada!!!!!

    Renata Fonseca

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  2. Renata, meus parabéns!! Adorei a matéria descrita e achei a sua ideia inovadora. Percebo que os empresários de hoje não possuem essa preocupação com os deficientes auditivos. Você está de parabéns e desejo sucesso neste grande empreendimento.

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